CER – Aldeia Esperanca

Aldeia Esperança

A ideia desse projeto surgiu em 2002, após uma visita à famosa mansão do caminho em Salvador, dirigida pelo excelente médium Divaldo Pereira Franco. Ela foi acalentada e discutida à exaustão pelos trabalhadores Sérgio e Adriana Vencio, juntamente com o médium de Ramatís, Márcio Godinho. Anos depois o Sr. Milton de Souza trouxe o vídeo de um trabalho excepcional realizado no Núcleo Espírita Nosso Lar em Florianópolis e em 2011 a psicóloga Kleida Leal iniciou o primeiro trabalho do projeto, a constelação familiar. Em 2012 foi formado o primeiro grupo de acupuntura e em 2013 iniciamos o curso de cuidadores da alma, um dos pilares da casa.

A doutrina espírita acredita que as doenças da alma são as grandes responsáveis pelo sofrimento humano, doenças adquiridas nessa e em outras encarnações. Nesse intuito, no processo de reforma íntima a que todos os nossos trabalhadores e assistidos são convidados a realizar, temos como prioridade a implementação de um trabalho multidisciplinar e complementar.

A medicina tradicional, com seu valor inestimável, vem tratando com galhardia as mazelas humanas, mas no nosso entendimento ainda há espaço para melhoria de entendimento e compreensão da alma humana. Inúmeros trabalhos científicos nacionais e internacionais tem mostrado a importância da prece, da fé, do otimismo na preservação e na recuperação da saúde. O que todos queremos, indistintamente de raça, credo, cor, sexo e condição social é a felicidade.

Nos momentos de maior necessidade, quando passamos pelo frio caminho da doença e da perda de entes queridos, faz-se necessário mais que tratamentos convencionais. Daí surgiu a ideia do projeto “aldeia esperança”, que busca a interação de técnicas complementares, que  virão ao encontro das terapias médicas e psicológicas tradicionais, não para substituí-las, mas para somar, no esforço de buscar a cura da alma.

Essa complementariedade tem 3 objetivos principais:

  • Oferecer aos doentes em tratamento médico, a oportunidade de receberem gratuitamente a assistência complementar, visando o equilíbrio físico, mental, energético e espiritual. Além disso nossa assistência sempre que possível será dirigida a família, partindo do princípio que as doenças, na maioria das vezes são problemas sistêmicos, e não se restringem a individualidade dos necessitados.
  • Oferecer aos terapeutas a oportunidade de participar de um projeto sério, holístico, filantrópico, abrindo oportunidade para a caridade fraterna, que enxerga no outro um irmão que caminha para o mesmo objetivo.
  • Integrar a medicina tradicional com as técnicas complementares, quebrando paradigmas e estendendo o tratamento além da matéria visível, entendendo que somos mais do que simplesmente corpo físico, por mais perfeito e complexo seja esse corpo.

Terapias propostas:

A princípio, todas as terapias que se encaixem na proposta de gratuidade e assistência complementar poderiam ser utilizadas, mas desde já estamos aptos a auxiliar nossos irmão no caminho da cura holística oferecendo as seguintes terapias:

  • Reiki – é uma forma de terapia baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde.
  • Constelação familiar – é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapêuta alemão Bert Hellinger.
  • Palestras com profissionais da saúde que tenham a visão holística do problema – Cabe ao assistido se colocar no caminho da cura. Dentro da visão holística, a busca da cura real, deve partir primeiro do assistido, e para esse despertar utilizaremos capacitados profissionais da área médica.
  • Acupuntura – é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde. Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições.
  • Magnetismo – Terapia complementar muito estudada no mundo inteiro há mais de 200 anos. Temos um grupo de estudo e prática do magnetismo altamente qualificado que atende voluntariamente centenas de pessoas por mês. Além disso temos cursos de ensino ou aperfeiçoamento constantes.
  • Chacraterapia – Visa a leitura da energia dos centros de forças vitais e astrais e o seu equilíbrio através do cromoterapia e magnetismo.
  • Cromoterapia – Utilização das cores como adjuvante no tratamento energético, visando a busca do equilíbrio entre o físico e o espiritual.

 

%d blogueiros gostam disto: