Mensagem do dia


CAPÍTULO 37 – ORIENTAÇÃO – EMMANUEL

“E procureis viver quietos e tratar dos vossos próprios negócios e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.” – Paulo. (I Tessalonicenses, 4:11.) A cada passo, encontramos irmãos ansiosos por orientação nova, nos círculos de aprendizado evangélico. Valiosos serviços, programas excelentes de espiritualidade superior experimentam grave dilação esperando terminem as súplicas inoportunas Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 36 – FACCIOSISMO – EMMANUEL

“Mas se tendes amarga inveja e sentimento faccioso, em vosso coração, não vos glorieis nem mintais contra a verdade.” – (Tiago, 3:14.) Toda escola religiosa apresenta valores inconfundíveis ao homem de boa-vontade. Não obstante os abusos do sacerdócio, a exploração inferior do elemento humano e as fantasias do culto exterior, o coração sincero beneficiar-se-á amplamente, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 35 – QUE PEDES? – EMMANUEL

“Louco, esta noite te pedirão a tua alma.” – Jesus. (Lucas, 12:20.) Que pedes à vida, amigo? Os ambiciosos reclamam reservas de milhões. Os egoístas exigem todas as satisfações para si somente. Os arbitrários solicitam atenção exclusiva aos caprichos que lhes são próprios. Os vaidosos reclamam louvores. Os invejosos exigem compensações que lhes não cabem. Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 34 – NÃO BASTA VER – EMMANUEL

“E logo viu, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.” – (Lucas, 18:43.) A atitude do cego de Jericó representa padrão elevado a todo discípulo sincero do Evangelho. O enfermo de boa-vontade procura primeiramente o Mestre, diante da multidão. Em seguida à cura, acompanha Jesus, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 33 – VÊ, POIS – EMMANUEL

“Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.” – Jesus. (Lucas, 11:35.) Há ciência e há sabedoria, inteligência e conhecimento, intelectualidade e luz espiritual. Geralmente, todo homem de raciocínio fácil é interpretado à conta de mais sábio, no entanto, há que distinguir. O homem não possui ainda qualidades para registrar a Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 32 – EM NOSSA LUTA – EMMANUEL

“Segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição.” – Paulo. (II Coríntios, 13:10.) Em nossa luta diária, tenhamos suficiente cuidado no uso dos poderes que nos foram emprestados pelo Senhor. A ideia de destruição assalta-nos a mente em ocasiões incontáveis. Associações de forças menos esclarecidas no bem e na Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 31 – DE ÂNIMO FORTE – EMMANUEL

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação.” – Paulo. (II Timóteo, 1:7.) Não faltam recursos de trabalho espiritual a todo irmão que deseje reerguer-se, aprimorar-se, elevar-se. Lacunas e necessidades, problemas e obstáculos desafiam o espírito de serviço dos companheiros de fé, em toda parte. A ignorância pede Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 30 – DE ALMA DESPERTA – EMMANUEL

“Por isso te lembro: despertes o dom de Deus que existe em ti.” – Paulo. (II Timóteo, 1:6.) É indispensável muito esforço de vontade para não nos perdermos indefinidamente na sombra dos impulsos primitivistas. À frente dos milênios passados, em nosso campo evolutivo, somos suscetíveis de longa permanência nos resvaladouros do erro, cristalizando atitudes em Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 28 – EM PEREGRINAÇÃO – EMMANUEL

“Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.” – Paulo. (Hebreus, 13:14.) Risível é o instinto de apropriação indébita que assinala a maioria dos homens. Não será a Terra comparável a grande carro cósmico, onde se encontra o espírito em viagem educativa? Se a criatura permanece na abastança material, apenas excursiona em aposentos Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 27 – INDICAÇÃO DE PEDRO – EMMANUEL

“Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.” – Pedro. (I Pedro, 3:11.) A indicação do grande apóstolo, para que tenhamos dias felizes, parece extremamente simples pelo reduzido número de palavras, mas revela um campo imenso de obrigações. Não é fácil apartar-se do mal, consubstanciado nos desvios inúmeros de nossa alma Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 26 – VÉUS – EMMANUEL

“Mas quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.” – Paulo. (II Coríntios, 3:16.) Não é fácil rasgar os véus que ensombram a mente humana. Quem apenas analisa, pode ser defrontado por dificuldades inúmeras, demorando-se muito tempo nas interpretações alheias. Quem somente se convence pode tender ao dogmatismo feroz. Muitos cientistas e filósofos, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 25 – APLIQUEMO-NOS – EMMANUEL

“E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.” – Paulo. (Tito, 3:14.) É preciso crer na bondade, todavia, é indispensável movimentarmo-nos com ela, no serviço de elevação. É necessário guardar a fé, contudo, se não a testemunhamos, nos trabalhos de cada dia, permaneceremos na velha Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 24 – NO REINO INTERIOR – EMMANUEL

“Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” – Paulo. (Romanos, 14:19.) Não podemos esperar, por enquanto, que o Evangelho de Jesus obtenha vitória imediata no espírito dos povos. A influência dele é manifesta no mundo, em todas as coletividades; entretanto, em nos referindo Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 22 – CORRIGENDAS – EMMANUEL

“Porque o Senhor corrige ao que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” – Paulo. (Hebreus, 12:6.) Quando os discípulos do Evangelho começam a entender o valor da corrigenda, eleva-se-lhes a mente a planos mais altos da vida. Naturalmente que o Pai ama a todos os filhos, no entanto, os que procuram compreendê-lo Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 21 – ORAÇÃO E RENOVAÇÃO – EMMANUEL

“Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.” – Paulo. (Hebreus, 10:6.) É certo que todo trabalho sincero de adoração espiritual nos levanta a alma, elevando-nos os sentimentos. A súplica, no remorso, traz-nos a bênção das lágrimas consoladoras. A rogativa na aflição dá-nos a conhecer a deficiência própria, ajudando-nos a descobrir o valor da humildade. Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 20 – PORTA ESTREITA – EMMANUEL

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” – Jesus. (Lucas, 13:24.) Antes da reencarnação necessária ao progresso, a alma estima na “porta estreita” a sua oportunidade gloriosa nos círculos carnais. Reconhece a necessidade do sofrimento purificador. Anseia pelo sacrifício que redime. Exalta o obstáculo que Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 19 – EXECUTAR BEM – EMMANUEL

“E ele lhes disse: – Não peçais mais do que o que vos está ordenado.” – João Batista. (Lucas, 3:13.) A advertência de João Batista à massa inquieta é dos avisos mais preciosos do Evangelho. A ansiedade é inimiga do trabalho frutuoso. A precipitação determina desordens e recapitulações consequentes. Toda atividade edificante reclama entendimento. A Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 18 – OUÇAMOS ATENTOS – EMMANUEL

“Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça.” – Jesus. (Mateus, 6:33.) Apesar de todos os esclarecimentos do Evangelho, os discípulos encontram dificuldade para equilibrarem, convenientemente, a bússola do coração. Recorre-se à fé, na sede de paz espiritual, no anseio de luz, na pesquisa da solução aos problemas graves do destino. Todavia, antes de Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 17 – AUXÍLIO EFICIENTE – EMMANUEL

“E abrindo a sua boca os ensinava.” – (Mateus, 5:2.) O homem que se distancia da multidão raramente assume posição digna à frente dela. Em geral, quem recebe autoridade cogita de encastelar-se em zona superior. Quem alcança patrimônio financeiro elevado costuma esquecer os que lhe foram companheiros do princípio e traça linhas divisórias humilhantes para Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 16 – TU, PORÉM – EMMANUEL

CAPÍTULO 16 – TU, PORÉM “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” – Paulo. (Tito, 2:1.) Desde que não permaneças em temporária inibição do verbo, serás assediado a falar em todas as situações. Convocar-te-ão a palavra os que desejam ser bons e os deliberadamente maus, os cegos das estradas sombrias e os caminheiros Leia mais… »

0 comments