Mensagem do dia


CAPÍTULO 144 – EM MEIO DE LOBOS – EMMANUEL

“Ide! Eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.” – Jesus. (Lucas, 10:3.) Naturalmente Jesus, em pronunciando semelhante recomendação, reportava-se a cordeiros fortes que conseguissem respirar em plano superior aos lobos vorazes. Seria razoável enviar ovelhas frágeis a bestas violentas? Seria o mesmo que ajudar a carnificina. O Mestre, indubitavelmente, desejava as qualidades Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 143 – CARTAS ESPIRITUAIS – EMMANUEL

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.” – Paulo. (Colossenses, 4 :16.) O correio do céu nunca se interrompeu. Desde que a inteligência humana se colocou em condições de receber a vibração dos planos mais Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 142 – TRIBULAÇÕES – EMMANUEL

“Também nos gloriamos nas tribulações.” – Paulo. (Romanos, 5:3.) Comentando Paulo de Tarso os favores recebidos do Plano Superior, com muita propriedade não se esquecia de acrescentar o seu júbilo nas tribulações. O Cristianismo está repleto de ensinamentos sublimes para todos os tempos. Muitos aprendizes não lembram o apóstolo da gentilidade senão em seu encontro Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 141 – O ESCUDO – EMMANUEL

“Embraçando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” – Paulo. (Efésios, 6:16.) Ninguém se decide à luta sem aparelhamento necessário. Não nos referimos aqui aos choques sanguinolentos. Tomemos, para exemplificar, as realizações econômicas. Quem garantirá êxito à produção, sem articular elementos básicos, imprescindíveis à indústria? A Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 140 – O CAPACETE – EMMANUEL

“Tomai também o capacete da salvação” – Paulo. (Efésios, 6:17.) Se é justa a salvaguarda de membros importantes do corpo, com muito mais propriedade é imprescindível defender a cabeça, nos momentos de luta. Aliás, é razoável considerar que os braços e as pernas nem sempre são requisitados a maiores dispêndios de energia. A cabeça, porém, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 139 – É A SANTIFICAÇÃO – EMMANUEL

“Santifica-os na verdade.” – Jesus (João, 17:17.) Não podemos esquecer que, em se dirigindo ao Pai, nos derradeiros momentos do apostolado, rogou-lhe Jesus santificasse os discípulos que ficariam no plano carnal. É significativo observar que o Mestre não pediu regalias e facilidades para os continuadores. Não recomendou ao Senhor Supremo situasse os amigos em palácios Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 138 – ILUMINEMOS O SANTUÁRIO – EMMANUEL

“Pois nós somos um santuário do Deus vivo.” – Paulo. (II Coríntios, 6:16.) O esforço individual estabelece a necessária diferenciação entre as criaturas, mas a distribuição das oportunidades divinas é sempre a mesma para todos. Indiscriminadamente, todas as pessoas recebem possibilidades idênticas de crescimento mental e elevação ao campo superior da vida. Todos somos, pois, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 137 – VIDA CONJUGAL – EMMANUEL

“Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o seu marido.” – Paulo. (Efésios, 5:33.) As tragédias da vida conjugal costumam povoar a senda comum. Explicando o desequilíbrio, invoca-se a incompatibilidade dos temperamentos, os desencantos da vida íntima ou as excessivas aflições domésticas. Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 136 – FILHOS – EMMANUEL

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais, no Senhor, porque isto é justo.” – Paulo. (Efésios, 6:1.) Se o direito é campo de elevação, aberto a todos os espíritos, o dever é zona de serviço peculiar a todos os seres da Criação. Não somente os pais humanos estão cercados de obrigações, mas igualmente os filhos, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 135 – PAIS – EMMANUEL

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” – Paulo. (Efésios, 6:4.) Assumir compromissos na paternidade e na maternidade constitui engrandecimento do espírito, sempre que o homem e a mulher lhes compreendam o caráter divino. Infelizmente, o Planeta ainda apresenta enorme percentagem de criaturas mal-avisadas Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 134 – ALFAIAS – EMMANUEL

“Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las.” – Jesus. (Lucas, 17:31.) A palavra do Mestre não deixa margem a hesitações. Naturalmente, todo aprendiz vive na organização que lhe é própria. Cada qual permanece em casa, isto é, na criação individual ou no campo de testemunho a Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 133 – CASA ESPIRITUAL – EMMANUEL

“Vós, também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual.” – Pedro. (I Pedro, 2:5.) Cada homem é uma casa espiritual que deve estar, por deliberação e esforço do morador, em contínua modificação para melhor. Valendo-nos do símbolo, recordamos que existem casas ao abandono, caminhando para a ruína, e outras que se revelam sufocadas pela hera Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 131 – CONSCIÊNCIA – EMMANUEL

“Guardando o mistério da fé numa consciência pura.” – Paulo. (I Timóteo, 3:9.) Curiosidade ou sofrimento oferecem portas à fé, mas não representam o vaso divino destinado à sua manutenção. Em todos os lugares, observamos pessoas que, em seguida a grandes calamidades da sorte, correm pressurosas aos templos ou aos oráculos novos, manifestando esperança no Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 130 – AMAI-VOS – EMMANUEL

“Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.” – João. (I João, 3:18.) Por norma de fraternidade pura e sincera, recomenda a Palavra Divina: “Amai-vos uns aos outros.” Não determina seleções. Não exalta conveniências. Não impõe condicionais. Não desfavorece os infelizes. Não menoscaba os fracos. Não faz privilégios. Não pede Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 129 – SERVIÇO DE SALVAÇÃO – EMMANUEL

“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” – (Atos, 2:21.) Os espíritos mais renitentes no crime serão salvos das garras do mal, se invocarem verdadeiramente o amparo do Senhor. E é forçoso observar que chega sempre um instante, na experiência individual, em que somos constrangidos a recorrer ao que Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 128 – LIBERDADE – EMMANUEL

“Não useis, porém, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.” – Paulo. (Gálatas, 5:13.) Em todos os tempos, a liberdade foi utilizada pelos dominadores da Terra. Em variados setores da evolução humana, os mordomos do mundo aproveitam-na para o exercício da tirania, usam-na os servos em explosões de Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 127 – O TEU DOM – EMMANUEL

“Não desprezes o dom que há em ti” – Paulo. (I Timóteo, 4:14.) Em todos os setores de reorganização da fé cristã, nos quadros do Espiritismo contemporâneo, há sempre companheiros dominados por nocivas inquietações. O problema da mediunidade, principalmente, é dos mais ventilados, esquecendo-se, não raro, o impositivo essencial do serviço. Aquisições psíquicas não constituem Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 126 – OBEDIÊNCIA CONSTRUTIVA – EMMANUEL

“E assim vos rogo eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.” – Paulo. (Efésios, 4:1.) Na leitura do Evangelho, é necessário fixar o pensamento nas lições divinas, para que lhes sorvamos o conteúdo de sabedoria. No versículo sob nossa atenção, reparamos em Paulo de Tarso o Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 125 – O SENHOR MOSTRARÁ

“E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” – Jesus. (Atos, 9:16.) O diálogo entre o Mestre e Ananias, relativamente ao socorro de que Paulo necessitava, reveste-se de significação especial para todos os aprendizes do Evangelho. Digna de nota é a observação de Jesus, recomendando ao apóstolo da gentilidade que ingressasse em Damasco, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 124 – O SOM – EMMANUEL

“Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” – Paulo. (I Coríntios, 14:8.) Ninguém julgue sejam necessários grandes cataclismos para que se efetue a modificação de planos da criatura. O homem pode mudar-se de esfera, sem alarido cósmico, e as zonas superiores e inferiores representam graus de vida, na escala Leia mais… »

0 comments