Mensagem do dia


CAPÍTULO 168 – DE MADRUGADA – EMMANUEL

“E no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro, de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra removida do sepulcro.” – (João, 20:1.) Não devemos esquecer a circunstância em que Maria de Magdala recebe a primeira mensagem da ressurreição do Mestre. No seio de perturbações e desalentos da pequena comunidade, a grande Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 167 – ENTENDIMENTO – EMMANUEL

“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” – Paulo. (Romanos, 12:2.) Quando nos reportamos ao problema da transformação espiritual, a comunidade dos discípulos do Evangelho concorda conosco, quanto a semelhante necessidade, mas nem todos demonstram perfeita compreensão do assunto. No fundo, todos anelam a modificação, no entanto, a maioria não aspira senão à mudança de classificação Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 166 – CURA DO ÓDIO – EMMANUEL

“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.” – Paulo. (Romanos, 12:20.) O homem, geralmente, quando decidido ao serviço do bem, encontra fileiras de adversários gratuitos por onde passe, qual ocorre à claridade invariavelmente assediada pelo Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 165 – FALSOS DISCURSOS – EMMANUEL

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” – (Tiago, 1:22.) Nunca é demasiado comentar a importância e o caráter sagrado da palavra. O próprio Evangelho assevera que no princípio era o Verbo, e quem examine atentamente a posição atual do mundo reconhecerá que todas as situações difíceis se originam Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 164 – O DIABO – EMMANUEL

“Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós, os doze? e um de vós é diabo.” – (João, 6:70.) Quando a teologia se reporta ao diabo, o crente imagina, de imediato, o senhor absoluto do mal, dominando num inferno sem-fim. Na concepção do aprendiz, a região amaldiçoada localiza-se em esfera distante, no seio de tormentosas trevas… Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 163 – AGRADECER – EMMANUEL

“E sede agradecidos.” – Paulo. (Colossenses, 3:15.) É curioso verificar que a multidão dos aprendizes está sempre interessada em receber graças, entretanto, é raro encontrar alguém com a disposição de ministrá-las. Os recursos espirituais, todavia, em sua movimentação comum, deveriam obedecer ao mesmo sistema aplicado às providências de ordem material. No capítulo de bênçãos da Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 162 – MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS – EMMANUEL

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 12:7.) Com a revivescência do Cristianismo puro, nos agrupamentos do Espiritismo com Jesus, verifica-se idêntica preocupação às que torturavam os aprendizes dos tempos apostólicos, no que se refere à mediunidade. A maioria dos trabalhadores Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 161 – VÓS, QUE DIZEIS? – EMMANUEL

“E perguntou-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou?” – (Lucas, 9:20.) Nas discussões propriamente do mundo, existirão sempre escritores e cientistas dispostos a examinar o Mestre, na pauta de suas impressões puramente intelectuais, sob os pruridos da presunção humana. Esses amigos, porém, não tiveram contacto com a alma do Evangelho, não superaram os círculos Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 160 – A GRANDE LUTA – EMMANUEL

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”- Paulo. (Efésios, 6:12.) Segundo nossas afirmativas reiteradas, a grande luta não reside no combate com o sangue e a carne, Leia mais… »

1 comment

CAPÍTULO 159 – A POSSE DO REINO – EMMANUEL

“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, e dizendo que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” – (Atos, 14:22.) O Evangelho a ninguém engana, em seus ensinamentos. É vulgar a preocupação dos crentes tentando subornar as forças divinas. Não será, no entanto, ao preço de muitas missas, muitos Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 158 – GOVERNO INTERNO – EMMANUEL

“Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de algum modo a ficar reprovado.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 9:27.) Efetivamente, o corpo é miniatura do Universo. É imprescindível, portanto, saber governá-lo. Representação em material terrestre da personalidade espiritual, é razoável esteja cada Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 157 – O FILHO EGOÍSTA – EMMANUEL

“Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo, há tantos anos, sem jamais transgredir um mandamento teu, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos.” – (Lucas, 15:29.) A parábola não apresenta somente o filho pródigo. Mais aguçada atenção e encontraremos o filho egoísta. O ensinamento velado do Mestre Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 156 – CÉU COM CÉU – EMMANUEL

“Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam.” – Jesus. (Mateus, 6:20.) Em todas as fileiras cristãs se misturam ambiciosos de recompensa que presumem encontrar, nessa declaração de Jesus, positivo recurso de vingança contra todos aqueles que, pelo trabalho Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 155 – CONTRA A INSENSATEZ – EMMANUEL

“Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” – Paulo. (Gálatas, 3:3.) Um dos maiores desastres no caminho dos discípulos é a falsa compreensão com que iniciam o esforço na região superior, marchando em sentido inverso para os círculos da inferioridade. Dão, assim, a ideia de homens que partissem à Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 154 – OS CONTRÁRIOS – EMMANUEL

“Que diremos pois à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” – Paulo. (Romanos, 8:31.) A interrogação de Paulo ainda representa precioso tema para a comunidade evangélica dos dias que correm. Perante nosso esforço desdobra-se campo imenso, onde o Mestre nos aguarda a colaboração resoluta. Muitas vezes, contudo, grande número Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 153 – NÃO TROPECEMOS – EMMANUEL

“Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo.” – (João, 11:9.) O conteúdo da interrogativa do Mestre tem vasta significação para os discípulos da atualidade. “Não há doze horas no dia?” Conscientemente, cada qual deveria inquirir de si mesmo em que estará Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 152 – DE QUE MODO? – EMMANUEL

“Que quereis? irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 4:21.) Por vezes, o apóstolo dos gentios, inflamado de sublimes inspirações, trouxe aos companheiros interrogativas diretas, quase cruéis, se consideradas tão-somente em sentido literal, mas portadoras de realidade admirável, quando vistas através da luz imperecível. Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 151 – NINGUÉM SE RETIRA – EMMANUEL

“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? tu tens as palavras da vida eterna.” – (João, 6:68.) A medida que o Mestre revelava novas características de sua doutrina de amor, os seguidores, então numerosos, penetravam mais vastos círculos no domínio da responsabilidade. Muitos deles, em razão disso, receosos do dever que lhes caberia, afastaram-se, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 150 – É O MESMO – EMMANUEL

“Pois o mesmo Pai vos ama.” – Jesus. (João, 16:27.) Ninguém despreze os valores da confiança. Servo algum fuja ao benefício da cooperação. Quem hoje pode dar algo de útil, precisará possivelmente amanhã de alguma colaboração essencial. Todavia, por enriquecer-se alguém de fraternidade e fé, não olvide a necessidade do desenvolvimento infinito no bem. Os Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 149 – CRER EM VÃO – EMMANUEL

“Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 15:2.) Qual acontece a muitas flores que não atingirão a frutescência na estação adequada, existem inúmeras almas, nos serviços da crença, que não alcançam em longos períodos de luta Leia mais… »

0 comments