Mensagem do dia


CAPÍTULO 144 – FAZEI PREPARATIVOS – EMMANUEL

“Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí, fazei preparativos.” – Jesus. (Lucas, 22:12.) Aquele cenáculo mobilado, a que se referiu Jesus, é perfeito símbolo do aposento interno da alma. À face da natureza que oferece lições valiosas em todos os planos de atividade, observemos que o homem aguarda cada dia, renovando sempre as Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 143 – NÃO TIRANIZES – EMMANUEL

“E, com muitas parábolas semelhantes, lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.” (Marcos, 4:33.) Na difusão dos ensinamentos evangélicos, de quando em quando encontramos pregadores rigorosos e exigentes. Semelhante anomalia não se verifica apenas no quadro geral do serviço. Na esfera particular, não raro, surgem amigos severos e fervorosos que reclamam desesperadamente a Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 142 – REVIDES – EMMANUEL

“Na verdade é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? por que não sofreis, antes, o dano?” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 6:7.) Nem sempre as demandas permanecem nos tribunais judiciários, no terreno escandaloso dos processos públicos. Expressam-se em muito maior escala Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 141 – AMOR FRATERNAL – EMMANUEL

“Permaneça o amor fraternal.” – Paulo. (Hebreus, 13:1.) As afeições familiares, os laços consanguíneos, as simpatias naturais podem ser manifestações muito santas da alma, quando a criatura as eleva no altar do sentimento superior, contudo, é razoável que o espírito não venha a cair sob o peso das inclinações próprias. O equilíbrio é a posição Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 140 – SAIBAMOS LEMBRAR – EMMANUEL

“Lembrai-vos das minhas prisões.” – Paulo. (Colossenses, 4:18.) Nas infantilidades e irreflexões costumeiras, os crentes recordam apenas a luminosa auréola dos espíritos santificados na Terra. Supõem muitos encontrá-los, facilmente, além do túmulo, a fim de receber-lhes preciosas lembranças. Não aguardam senão o céu, através de repouso brilhante na imensidade cósmica… Quantos se lembrarão de Paulo Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 139 – OFERENDAS – EMMANUEL

“Porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.” – Paulo. (Hebreus, 7:27.) As criaturas humanas vão sempre bem na casa farta, ante o céu azul. Entretanto, logo surjam dificuldades, ei-las à procura de quem as substitua nos lugares de aborrecimento e dor. Muitas vezes, pagam preço elevado pela fuga e adiam indefinidamente a Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 138 – VEJAMOS ISSO – EMMANUEL

“Porque o Cristo me enviou, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz do Cristo se não faça vã.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 1:17.) Geralmente, quando encarnados, sentimos vaidoso prazer em atrair o maior número de pessoas para o nosso modo de crer. Somos invariavelmente bons Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 137 – INIMIGOS – EMMANUEL

“Amai, pois, os vossos inimigos.” – Jesus. (Lucas, 6:35.) A afirmativa do Mestre Divino merece meditação em toda parte. Naturalmente que a recomendação, quanto ao amor aos inimigos, pede análise especial. A multidão, em geral, não traduz o verbo amar senão pelas atividades cariciosas. Para que um homem demonstre capacidade afetiva, ante os olhos vulgares, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 136 – CONFLITO – EMMANUEL

“Acho então esta lei em mim: quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” – Paulo. (Romanos, 7:21.) Os discípulos sinceros do Evangelho, à maneira de Paulo de Tarso, encontram grande conflito na própria natureza. Quase sempre são defrontados por enormes dificuldades nos testemunhos. No instante justo, quando lhes cabe revelar a presença do Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 135 – RENOVAÇÃO NECESSÁRIA – EMMANUEL

“Não extingais o Espírito.” – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:19.) Quando o apóstolo dos gentios escreveu esta exortação, não desejava dizer que o Espírito pode ser destruído, mas procurava renovar a atitude mental de quantos vivem sufocando as tendências superiores. Não raro, observamos criaturas que agem contra a própria consciência, a fim de não Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 134 – NUTRIÇÃO ESPIRITUAL – EMMANUEL

“Bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” – Paulo. (Hebreus, 13:9.) Há vícios de nutrição da alma, tanto quanto existem na alimentação do corpo. Muitas pessoas trocam a água pura pelas bebidas excitantes, qual ocorre a muita gente que Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 133 – O GRANDE FUTURO – EMMANUEL

“Mas agora o meu reino não é daqui” – Jesus. (João, 18:36.) Desde os primórdios do Cristianismo, observamos aprendizes que se retiram deliberadamente do mundo, alegando que o Reino do Senhor não pertence à Terra. Ajoelham-se, por tempo indeterminado, nas casas de adoração, e acreditam efetuar na fuga a realização da santidade. Muitos cruzam os Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 132 – EM TUDO – EMMANUEL

“Tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias”. – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 6:4.) A maioria dos aprendizes do Evangelho não encara seriamente o fundo religioso da vida, senão nas atividades do culto exterior. Na concepção de muitos bastará frequentar, assíduos, as assembleias da fé e todos os enigmas Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 131 – O MUNDO E A CRENÇA – EMMANUEL

“O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos.” — (MARCOS, CAPÍTULO 15, VERSÍCULO 32.) Por isso que são muito raros os homens habilitados à verdadeira compreensão da crença pura em seus valores essenciais, encontramos os que injuriaram o Cristo para confirmá-lo. A mentalidade milagreira sempre nadou na Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 130 – ONDE ESTÃO? – EMMANUEL

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” – Jesus. (Mateus, 11:29.) Dirigiu-se Jesus à multidão dos aflitos e desalentados proclamando o divino propósito de aliviá-los. – “Vinde a mim! – clamou o Mestre – tomai sobre vós o Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 129 – AO PARTIR DO PÃO – EMMANUEL

“E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido ao partir do pão.” – (Lucas, 24:35.) Muito importante o episódio em que o Mestre é reconhecido pelos discípulos que se dirigiam para Emaús, em desesperação. Jesus seguira-os, qual amigo oculto, fixando-lhes a verdade no coração com as fórmulas verbais, Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 128 – É PORQUE IGNORAM – EMMANUEL

“E isto vos farão, porque não conhecem ao Pai nem a mim.” Jesus. (João, 16:3.) Dolorosas perplexidades não raro assaltam os discípulos, inspirando-lhes interrogações. Por que a desarmonia, em torno do esforço fraterno? A jornada do bem encontra barreiras sombrias. Tenta-se o estabelecimento da luz, mas a treva penetra as estradas. Formulam-se projetos simples para Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 127 – LEI DE RETORNO – EMMANUEL

“E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.” – Jesus. (João, 5:29.) Em raras passagens do Evangelho, a lei reencarnacionista permanece tão clara quanto aqui, em que o ensino do Mestre se reporta à ressurreição da condenação. Como entenderiam estas Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 126 – O ESPINHO – EMMANUEL

“E para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, mensageiro de Satanás.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 12:7.) Atitude sumamente perigosa louvar o homem a si mesmo, presumindo desconhecer que se encontra em plano de serviço árduo, dentro do qual lhe compete emitir diariamente testemunhos difíceis. É Leia mais… »

0 comments

CAPÍTULO 124 – NÃO FALTA – EMMANUEL

CAPÍTULO 124 – NÃO FALTA – EMMANUEL “E, se os deixar ir em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.” – Jesus. (Marcos, 8:3.) A preocupação de Jesus pela multidão necessitada continua viva, através do tempo. Quantas escolas religiosas palpitam no seio das nações, ao influxo do amor providencial Leia mais… »

0 comments